E-fólio A

Jean Piaget nasce em 9 de Agosto de 1896 em Neutchâtel na Suíça. Filho de Arthur Piaget, professor de Literatura Medieval e Rebecca Jackson. Frequentou e concluiu a Universidade de Neutchâtel na área de Ciências Sociais. Em 1929 inicia-se como docente de Psicologia na Universidade de Genebra. Casa-se com Valentine Châtenay com que teve três filhos, Jacqueline, Lucienne e Laurent. Faleceu aos oitenta e quatro anos em Genebra, e é considerado como o ilustre psicólogo do desenvolvimento, deixando várias obras e diversos artigos dedicados ao estudo da génese na criança e ainda um elevado número de conceitos explicativos das suas teorias. É dos investigadores mais influentes do séc. XX, é o fundador da epistemologia genética, isto é, estudo do desenvolvimento do conhecimento. Este filósofo contribui-o para a crescente expansão do estudo centrado na área do crescimento, deixando grandes estudos para a psicologia do desenvolvimento. Piaget centra o seu estudo no desenvolvimento cognitivo a partir de ensaios com crianças, chegando à conclusão que as crianças possuem diferentes estruturas cognitivas quando comparadas com os adultos. A criança deixa de ser encarada como um adulto pequeno, e sustenta ainda que as grandes aquisições mentais são adquiridas no período da infância e da adolescência. O seu objectivo é compreender a natureza e a evolução do seu próprio conhecimento. Com o avanço de teorias contribui de forma eficaz para o progresso e percepção da psicologia do desenvolvimento, não acredita no mecanicismo nem mesmo no maturacionismo, para este filósofo o ser humano é activo no seu desenvolvimento. Contribui igualmente para a expansão na área do desenvolvimento, com todos os estádios que dá a conhecer formam-se caminhos para novos estudos. Piaget estudou durante muitos anos o estudo cognitivo, concluindo que a maturação e o meio são factores que influenciam o crescimento cognitivo, sustentando o construtivismo e interaccionismo. Para a melhor compreensão e desenvolvimento de futuros trabalhos deixa mecanismo como: estruturalismo, construtivismo, assimilação, acomodação, adaptação e equilibração. Este filósofo apresenta uma teoria sob a forma de quatro estádios para o desenvolvimento cognitivo, classificou os estádios do desenvolvimento intelectual ou cognitivo do seguinte modo:
Do nascimento aos dois anos, estádio da inteligência sensório – motora, neste campo começam a ser criadas noções de tempo e de espaço, tendo em conta reflexos básicos.
Dos dois anos aos sete anos, estádio da inteligência pré-operatória, este campo caracteriza-se pela capacidade de interiorização.
Dos sete aos doze anos, estádio das operações concretas, são criadas noções de tempo e de espaço, a criança consegue desenvolver a capacidade de representação.
Estádios das operações formais ou abstractas, as crianças alcançam o mais elevado nível do desenvolvimento, conseguem se abstrair do que as rodeia, conseguindo criar o seu próprio raciocínio.
Com a constante mudança do ser humano, cada vez mais se torna imprescindível questionar o seu advento bem como o que constitui em termos de formação, quais os princípios da evolução, da sua essência, o que adquirimos e como o fazemos. Adquirimos conhecimento desde a nossa concepção ou só quando nascemos? Trazemos conhecimento genético ou simplesmente o adquirimos com a evolução dos anos? Questões que deverão ser tidas em conta quanto olhamos para o estudo do desenvolvimento humano.
Para Piaget, o conhecimento é um processo e tem de ser compreendido no seu todo, encarando as crianças como sujeitos activos na sua aprendizagem.
Bibliografia:
Tavares, J. et al. (2007). Manual de Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem. Porto: Porto Editora
Webgrafia:


Questão 2

Na sequência do meu preparo como Técnica Superior de Educação para o desenvolvimento da formação acerca da importância da “Psicologia do Desenvolvimento na Educação”, elaboro a minha sessão de formação tendo em conta que será apresentada aos encarregados de educação do ensino básico do Externato “A Nova Toca” na Parede. Achei pertinente o tema e optei por estes receptores por considerar o ensino básico fundamental na formação humana. Será cedido o anfiteatro do externato para que se apresente sob a forma de PowerPoint os slides por mim elaborados, serão também apresentados mapas conceptuais com referência aos estágios da criança. A acção de formação tem uma duração prevista de oito horas, sendo repartidas por quatro dias, duas horas diárias. O objectivo é dar a conhecer aos encarregados de educação a importância da psicologia na formação das crianças, a importância de incutir desde cedo a reflexão crítica e a importância do desenvolvimento, educar para a diferenciação e dar a conhecer a concepção do ser humano. Informar os encarregados de educação de como poderão apoiar os alunos no decurso da sua aprendizagem, como podem apoiar o seu desenvolvimento e contribuírem para a construção da sua identidade. Assegurar a concepção de uma evolução plena de consciência, de deveres cívicos, de ética e moral. Dar a conhecer o ensinamento da psicologia, o que trata e o que estuda. Pretendo também esclarecer as diferentes etapas da criança tendo em conta o seu desenvolvimento. Ajudar os pais na tarefa difícil de ensinar, dar a conhecer que as crianças são seres em constante evolução, cheias de capacidades que necessitam de ser desenvolvidas, que é preciso estimular a criança para a aprendizagem, incentivando o estudo e a entreajuda. Sensibilizar os encarregados de educação, pais e familiares para a importância das formas que são utilizadas para educar e quais as suas sequelas na construção da personalidade da criança. Disponibilizar um conjunto de informações para que se promova diferentes maneiras de estar e lidar com as crianças para que desta forma se consiga promover uma substancial melhoria na qualidade de vida e desta maneira superar dificuldades quer a nível familiar quer a nível social.
A minha apresentação seguirá o seguinte critério:
O que é a psicologia; O que é a psicologia do desenvolvimento; A importância do estudo do desenvolvimento humano; A importância desta área na educação.
A psicologia é uma ciência que estuda o comportamento humano e o seu processo mental, vai estudar o que sustenta o indivíduo, o que o motiva e o que o finaliza. A psicologia do desenvolvimento estuda as diversas alterações que vão ocorrendo ao longo da vida, estuda a forma como nos vamos desenvolvendo desde que somos concebidos até á morte. Inicialmente os estudos baseavam-se apenas na infância. A infância foi objecto de estudo durante muito tempo, foi das fases do desenvolvimento mais estudadas, é nesta fase que se formam muitas das teorias que visam explicar como ocorre o desenvolvimento da criança. Existem diversas teorias e estádios, concebe-se o desenvolvimento da criança em quatro estádios. Estádio é um meio de análise da explicação de características e processos que vão ocorrendo durante a evolução da criança. Com a constante evolução do estudo da psicologia do desenvolvimento centra-se a sua importância no dar a conhecer às pessoas as suas contribuições enquanto objecto de estudo. A sua importância para o desenvolvimento humano centra-se em aspectos como:
A evolução da criança, o estudo evolutivo do ser humano desde a concepção até á sua morte, estudo das mentalidades, do pensamento, da educação e das fases evolutivas da criança/adolescente.
A área da psicologia é elementar para a educação, contribui para a compreensão do desenvolvimento humano, das etapas da vida, ajuda a compreender melhor as fases evolutivas, sabemos assim quando estamos mais abertos á aprendizagem. Contribui para a diferenciação das diversas faixas etárias ajudando na compreensão e interpretação de determinados comportamentos e atitudes.

Bibliografia:
Tavares, J. et al. (2007). Manual de Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem. Porto: Porto Editora
Matta, I. (2001). Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem. Lisboa: Universidade Aberta.

Paiva Campos, B. (1990). Psicologia do Desenvolvimento e Educação de Jovens. Lisboa: Universidade Aberta.

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