segunda-feira, 28 de março de 2011

Trabalho a Pares - Mente e Pensamento

Pensamento:


Faculdade, acto ou efeito de pensar. Ideia, reflexão, intenção. O pensamento é uma entidade intemporal e inespacial, ou seja fora do tempo e do espaço, invariável, não psíquica. O Homem apreende o pensamento mediante o acto psíquico de pensar mas não confundamos o pensamento com o acto de pensar. O pensamento enquanto aquilo que o pensar apreende é um objecto ideal submetido às limitações correspondentes a esse tipo de objectos. Para muitos pensadores o pensamento é o objecto da lógica enquanto investigação quer ao nível da estrutura, das relações e das suas formas independentemente dos actos psíquicos e dos conteúdos intencionais. Os pensamentos, enquanto objecto da lógica, têm uma realidade formal diferente da que têm quando são o objecto de uma ciência, neste caso, são considerados a forma de um conteúdo de uma situação objectiva. O pensamento enquanto tema da lógica tem de ser abstraído e esvaziado do seu conteúdo. O pensamento pode abranger todos os objectos (ideais) e não só os objectos reais. O pensamento é a forma de qualquer objecto possível, e o próprio objecto pode ser a matéria de qualquer pensamento possível. Existe assim essa interligação entre o pensamento e o objecto (ideal e real). O pensar, como actividade ou processo de um acto psíquico é temporal e espacial. Um sujeito apreende um pensamento, que se refere a uma situação objectiva ou a objectos. Não podemos separar o pensamento do Homem, o pensamento é intrínseco ao Homem, “o pensamento é tudo o que fazemos para saber a que atermos.” (Gasset, Ortega, cit in, Mora, J. Ferrater, 1992,pag.306). Toda a nossa dignidade consiste portanto no pensamento (Pascal, Blaise, in pensamentos) Mente:

Mente:


O termo vem do latim “mèntem”, que significa pensar, conhecer, entender. Os Gregos utilizavam o “nous” como indicador da mente, da razão, do pensamento e da intuição. Relaciona-se com a memória e com a capacidade de aprender. O conceito de mente é utilizado para descrever as funções superiores do cérebro humano, interliga-se com a cognição e o comportamento. É um estado da consciência ou subconsciência do ser humano. A mente é alvo de estudo por parte de vários filósofos, a filosofia da mente recai sobre o estudo dos fenómenos psicológicos. Ao contrário do que muitos possam pensar a mente não é o cérebro ou qualquer outra parte ou função do corpo. A mente não é visível, apenas entendida.


Trabalho de Catarina Santos e Ana Torrão

domingo, 27 de março de 2011

Senso comum - Ideias inadequadas

Senso comum, conhecimentos pouco profundos que se adquirem de forma informal no nosso quotidiano. Não é um saber formal, é considerado um saber empírico, isto é, sem uma base reflexiva por parte do indíviduo.

Estes exemplos baseiam-se em "palavras" que vão sendo transmitidas entre gerações e com as quais o ser humano se vai identificando em determinadas situações de vida.


"Filho de peixe sabe nadar" ; "Quem sai aos seus não degenera"



" O importante da educação não é o conhecimento dos factos, mas sim dos valores"


Dean William R. Inge